sexta-feira, 17 de julho de 2009

Black and White


Em Filosofia ensinam-nos que o Homem é um ser biface, possui uma dimenção racional e uma dimenção animal, ou institiva. Frequentemente associamos a dimenção instintiva às acções menos correctas que realizamos, basicamente associamos o nosso lado negro ao instinto e tanto o fazemos que quando somos confrontados com os nossos erros, já temos a desculpa pré-concebida do "Agi sem pensar!".
É certo que nenhum de nós se pode autoproclamar como sendo um exemplo isento e correcto a ser seguido pela sociedade, todos possuímos o nosso "lado negro" e por muito estranho que possa parecer, grande parte das vezes é realmente a nossa dimenção racional, a dita razão que nos guia no nosso caminho, que nos conduz por esse "lado negro".
Culpam o egoísmo humano pelas nossas "negras acções", contudo se não for individualista, o indivíduo deixa de ser um indivíduo, como podemos constactar na raíz das palavras, logo por natureza um indivíduo já será individualista, o altruísmo, a generosidade e a partilha são factores que vão sendo aquiridos, consoante o meio que nos rodeia e a nossa capacidade de questionar o que nos rodeia. E tal é cada vez mais difícil de se atigir, pois vivemos cada vez mais num mundo submerso de individualidades, que são verdadeiros falsos ídolos, e de um egoísmo único em que já não importa os que virão no futuro, mas o prazer e mero conforto dos que estão agora.
Tudo isto para demonstrar que a maldade do ser humano, não é culpa do seu instinto, mas sim culpa da sua racionalidade que o leva a uma ganância desmedida e a uma ausência de escrúpulos fria.
Pensamos, mas nem sempre pensamos. O pensamento é simultaneamente a razão da nossa bondade e maldade. Contudo a ausência de pensamento torna-nos muito mais vulneráveis, aos que pensam por maldade e proveito próprio, em detrimento do bem-estar dos restantes.
Pensar é um acto perigoso e difícil.
Pensemos de forma isenta.

1 comentário:

  1. "O que é ganho do lado da inteligência é perdido do lado do instinto. Qual deles é maior, o ganho ou a perda"
    La Mettrie (1747)


    praticamente poderia questionar todas as frases que tens aqui, é um assunto amplo.


    gosto de dizer que o pensamento é a maneira da mente se masturbar.


    PS:. Acredito plenamente que "Zits" refere-se a borbulhas (acne) no contexto da personagem adolescente.

    ResponderEliminar